sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Os perigos do tabaco durante a gravidez


Cientistas descobrem genes ligados a baixo peso e parto prematuro.
Os cientistas podem ter descoberto a razão pela qual algumas mulheres que fumam durante a gravidez têm bebés pequenos, enquanto outras, com os mesmos hábitos, dão à luz bebés normais.

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da
Universidade de Boston, EUA, acredita que a chave deste mistério é o modo como determinados genes interagem com o fumo do cigarro. O estudo efectuado pelos cientistas mostrou que as mulheres grávidas que fumam têm mais probabilidades de ter um bebé prematuro ou com baixo peso devido à falta ou inactividade de dois genes. Estes genes - CYP1A1 chamado e GSTTI - controlam o modo como o organismo quebra os componentes químicos dos componentes químicos do fumo do cigarro.

A equipa de Wang estudou 741 mulheres grávidas que deram à luz no Centro Médico de Boston durante 1998-2000. As gestações mais curtas, bem como os bebés com mais baixo peso foram relacionados com as mulheres que fumaram durante todo a gravidez, as quais apresentaram variações de ambos os genes CYP1A1 e GSTTI.

Com as mesmas variações genéticas, as mulheres não fumadoras não apresentaram nenhum risco acrescido de nascimento prematuro ou de baixo peso do bebé.

O artigo publicado pelos cientistas no «Journal of the American Medical Association» refere que: "os dados demonstram que um subgrupo de mulheres grávidas com determinados genotipos pareceu ser particularmente susceptível ao efeito adverso do fumo do cigarro, sugerindo uma interacção metabólica entre genes e o fumo do cigarro. "

Entretanto, o baixo peso dos bebés foi descrito pela investigadora como um problema muito
complexo, onde coabitam muitos factores ambientais e genéticos diferentes.

Segundo os autores do estudo, este é o primeiro estudo que demonstra a ligação entre o consumo de tabaco, genes específicos e o baixo peso em bebés. " Embora tudo isto necessite de ser confirmado, é um processo contínuo. Nós esperamos que estes trabalhos conduzam para melhorar maneiras reconhecer e tratar aquelas mulheres em risco elevado de ter um bebé com baixo peso.

Mesmo que certas mulheres não possuam o perfil genético apresentado, os investigadores aconselham todas as que pensam engravidar a reduzir ou parar de fumar. Em declarações à BBC, Wang refere que " a mensagem geral tem avisar todas as futuras mães fumadoras que podem prejudicar os seus bebés. "

Agora, a equipa de Wang procura identificar os traços genéticos específicos das mulheres que provavelmente podem dar à luz crianças prematuras ou com baixo peso. Para tal, analisa 51 genes, incluindo os envolvidos nas respostas do corpo ao stress e infecção, nas
mudanças hormonais relacionadas à gravidez e nos modos como o organismo absorve uma variedade de toxinas ambientais.