sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Os Perigos do Tabaco








Os principais riscos para a saúde, relacionados com o tabagismo referem-se às doenças do sistema cardiovascular, sendo o tabagismo um factor de risco importante para enfarte do miocárdio (ataque cardíaco), doenças do trato respiratório como a Doença Pulmonar Obstrutiva Cronica (DPOC) e enfisema, e cancro, particularmente cancro do pulmão, da laringe e da boca.


A incidência de impotência sexual é aproximadamente 85% maior em fumadores masculinos do que não-fumadores, e é uma causa importante de disfunção erétil.

O risco aumentado da pessoa em contrair doenças é directamente proporcional à duração do tempo em que a pessoa continua a fumar assim como à quantidade fumada. Entretanto, se alguém pára de fumar, então estas hipóteses diminuem gradualmente já que os danos ao corpo são reparados.

Doenças associadas ao tabagismo incluem:
- Várias formas de cancro, particularmente cancro do pulmão, dos rins, da laringe, cabeça, pescoço, mamas, bexiga, esófago, pâncreas e estômago. Há evidências de risco aumentado de leucemia, cancro de pele, fígado, colo uterino, intestinos, Vesícula biliar, adrenal, além de correlação com tumores infantis.
- Doenças Cardiovasculares;
- Acidentes vasculares cerebrais;
- Doença vascular periférica;
- Distúrbios respiratórios, como bronquite, Doença pulmonar obstrutiva crónica e enfisema;
- Tromboangeite obliterante;
- Impotência sexual;
- Catarata;
- Redução da memória e dificuldade de aprendizado em tabagistas adolescentes.





Nicotina e vício

A nicotina é um estimulante poderoso e é um dos principais factores que levam ao consumo contínuo de tabaco. Embora a quantidade de nicotina inalada no fumo seja muito pequena (a maior parte da substância é destruída pelo calor), ela ainda é suficiente para causar dependência psicológica e/ou física. A quantidade de nicotina absorvida pelo corpo no tabagismo depende de diversos factores, incluindo o tipo do tabaco e se é usado um filtro.

Outros compostos químicos

O tabaco, ao todo, é composto por:
Alcatrões;
Nicotina;
Ácido cianídrico;
Monóxido de carbono;
Compostos cancerígenos.