domingo, 27 de novembro de 2011

Os perigos do cigarro durante a gravidez

Muitas pessoas ainda não sabem que o ato de fumar durante a gravidez pode trazer sérias conseqüências para a mãe e para a criança.

Toda mãe sabe que o período de gravidez não é fácil. A rotina muda e os cuidados com a saúde têm de ser redobrados já que outra vida depende dela. Manter o acompanhamento médico em dia para prevenir doenças e abdicar de alguns vícios é essencial para que o bebê se desenvolva com saúde. E um desses vícios é o fumo.

Não é novidade para ninguém que fumar faz mal a saúde. Mas muitas pessoas ainda não sabem que o ato de fumar durante a gravidez pode trazer sérias conseqüências para a mãe e para a criança. Os problemas podem vir desde complicações durante o parto até a morte do feto e de recém-nascidos.

A gestante que fuma apresenta mais chances de ter um bebê de baixo peso, menor comprimento, complicações com a placenta e até hemorragias decorrentes do hábito de fumar. Além disso, a mãe poderá desenvolver trombose e pressão alta.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apenas um cigarro fumado pela gestante é capaz de acelerar os batimentos cardíacos do feto, devido aos efeitos da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular. Assim, é fácil imaginar a extensão dos danos causados ao feto, com o uso regular de cigarros pela gestante.

No entanto, não é só o hábito de fumar da mãe que pode trazer riscos para a saúde da criança. A convivência com fumantes é um fator agravador e pode aumentar em 30% os ricos de o feto desenvolver câncer de pulmão. Portanto, a gravidez pode ser um grande incentivo para parar de fumar.

Os perigos do cigarro

Mesmo que você não fume, ficar perto de um fumante constantemente pode comprometer sua saúde
Por TaigaCazarine

Você não fuma? Isso é muito bom! Mas se é mulher e fumante passiva, ou seja, inala a fumaça de amigos, familiares ou pessoas, cuidado! Um estudo feito na University of Texas Medical Branch, em Galveston, nos Estados Unidos, mostrou que fumantes passivas estão 70% mais suscetíveis a ter câncer de colo uterino. Os pesquisadores acreditam que as substâncias cancerígenas presentes na fumaça do cigarro podem causar danos no DNA e provocar mudanças nas células do colo do útero. Portanto, se seus amigos não abandonam o cigarro, não permita que eles se rendam ao vício perto de você.