segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tabagismo/Fumo/Cigarro Veja os risco do cigarro e do tabagismo

A fumaça do tabaco é um agente perigoso contendo mais de 200 substâncias químicas venenosas conhecidas. Cada vez que um tabagista acende um cigarro, ele está sendo lesado em algum grau pela inalação dessas substâncias. O fumo de dois maços de cigarro por dia encurta a expectativa de vida do usuário em oito anos, e até mesmo os que fumam menos encurtam suas expectativas de vida em quatro anos. O câncer pulmonar é a principal causa de óbito em homens. As mulheres fumantes apresentam um aumento global da porcentagem de óbito e estão falecendo em uma idade mais precoce do que os homens tabagistas.


BRONQUITE CRÔNICA

A tosse persistente com exacerbações periódicas é um sintoma de bronquite crônica. Nas vias aéreas, ocorre aumento da dimensão e da quantidade das glândulas secretoras de muco. Existe aumento da quantidade das secreções, dificultando da eliminação das mesmas. Este processo inflamatório pode obstruir o fluxo aéreo.


ENFISEMA

O tecido pulmonar perde elasticidade, ocorrem lacerações dos sacos aéreos, e o ar utilizado torna-se represado. Este processo irreversível reduz a captação de oxigênio pelos pulmões


CÂNCER PULMONAR

A fumaça do tabaco é a causa mais freqüente de câncer do pulmão. Um entre cada dez tabagistas será portador de câncer pulmonar, e na maioria dos casos, ele será fatal, Está é a principal causa de óbito por câncer pela dificuldade de sua detecção.


CÂNCER DE BEXIGA

As substâncias químicas do tabaco são absorvidas para a corrente sangüínea e eliminadas do organismo através da urina. Essas substancias químicas causadoras de câncer estão sempre em contato com a bexiga, aumentando o risco de câncer neste orgão.


RISCO FETAL

O monóxido de carbono da fumaça do cigarro reduz o nível de oxigênio no sangue do feto, enquanto a nicotina restringe o fluxo sangüíneo proveniente da placenta. Considera-se que o tabagismo retarda o crescimento do feto, acarretando baixo peso ao nascimento. O tabagismo também aumenta o risco de parto prematuro e da mortalidade do lactente.


ÚLCERA GÁSTRICA

O tabagismo aumenta a produção de suco gástrico provocando erosão da camada de revestimento do estômago. O aumento da acidez favorece a ocorrência da gastrite e de úlcera .


CARDIOPATIA

O tabagismo acelera o processo de arterioesclerose das artérias do coração, e favorece o espasmo das coronárias.


CÂNCER DE BOCA E GARGANTA

As substâncias químicas que ocasionam câncer a partir dos derivados do tabaco aumentam o risco de câncer de lábio, bochecha, língua e laringe. A extirpação cirúrgica desses tipos de câncer pode ser deformante e acarretar a perda da fala.


ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Os efeitos da arteriosclerose são intensificados pelo tabagismo. A arteriosclerose ocasiona endurecimento das artérias do cérebro bem como das artérias do coração. Ocorrem acidentes vasculares cerebrais quando existe ruptura de artérias do cérebro, formação de um coágulo, ou hemorragia intracerebral. Após destruição do tecido cerebral, não existe possibilidade de recuperação do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário