domingo, 10 de julho de 2011

Os perigos do tabaco

Quase todo o mundo sabe que o tabaco faz mal à saúde, apesar disso as pessoas continuam a fumar e a prejudicar a sua saúde e das pessoas que as rodeiam.
Existem muitas formas de tomar o tabaco. Você pode mastigar, inalar através do nariz, e fumar sob a forma de charutos ou cigarros. Não importa a quantidade que é tomada, é perigoso, mas porque o tabagismo é a mais popular forma de consumir tabaco é também a que recebe maior atenção por parte do área médica e dos meios de comunicação.
Quando um fumador inala uma nuvem de fumo do cigarro, grande parte da nicotina passa logo para o sangue, isto porque os pulmões não o conseguem filtrar. É esta nicotina que os fumadores imploram, mas existe um perigo muito maior do que apenas a nicotina. Na verdade, existem mais de 4000 substâncias químicas que compõem o cigarro e muitas delas são tóxicas.
O cigarro é composto de 43 substâncias cancerígenas e mais de 400 outras toxinas que podem ser encontradas também em madeira de verniz, unha polonês, e veneno de rato. Todas estas substâncias se acumulam no organismo e podem causar sérios problemas para o coração e pulmões. O cancro é a mais comum das doenças associadas ao tabagismo. O tabagismo é a causa de 90% dos cancros de pulmão e está relacionado a 30% de todos os cancros fatais. Outros cancros tabaco-relacionadas incluem cancros da boca, pâncreas, bexiga, rim, estômago, esôfago e laringe.
Além de cancro, o tabagismo também está relacionado com várias outras doenças do pulmões. Enfisema e bronquite podem ser fatais e 75% de todas as mortes destas doenças estão relacionadas ao tabagismo.
Os fumadores têm um vida mais curta do que não-fumantes. Em média, os fumadores têm menos 15 anos da sua vida. Isto pode ser explicado pela alta taxa de exposição a substâncias tóxicas que são encontrados no cigarro.
Os fumadores colocam também outras pessoas em risco. Os perigos da respiração do fumo em segunda mão são bem conhecidos. Os fumadores prejudicam os seus entes queridos, expondo-os ao fumo que exalam. Todos os tipos de problemas de saúde estão relacionados com o respirar do fumo em segunda mão. As crianças são especialmente sensíveis aos perigos do fumo em segunda mão, porque os seus órgãos internos ainda estão desenvolvimento. Crianças expostas ao fumo são mais vulneráveis à asma, síndrome de morte súbita do lactente, bronquite, pneumonia e orelha infecções.
Fumar também pode ser perigoso para nascituros. As mães que fumam têm mais probabilidades de sofrer abortos espontâneos, sangramento e náuseas, e bebês de mães fumadoras têm o peso reduzico quando nascem ou podem ser prematursa. Estes bebês são mais suscetíveis à síndrome de morte súbita do lactente e podem também ter uma vida mais complicada a nível de saúde.
Nunca é tarde demais para deixar de fumar, mesmo para aqueles que são fumadores àmais de 20 anos.

2 comentários:

  1. Olá caro colega, passei aqui para elogiar a sua postagem e peço a gentileza de visitar meu site de Autosurf.

    http://www.autosurfpower.com

    Cadastre-se e receba 1000 créditos para começar a divulgar o seu blog.

    Abraço e fique com Deus.

    att. Marcelo Montenegro

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Quantos perigos o cigarro traz.

    ResponderExcluir