sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O QUE É O CIGARRO?

CIGARRO

tobacco.gif (3515 bytes)


O QUE É O CIGARRO?

O cigarro é um produto industrializado que contém as folhas secas da planta conhecida como tabaco (Nicotina rusticum e Nicotina tabacum). Outras preparações que contêm o tabaco são cachimbo, charuto, fumo em corda, palheiro e rapé. Todas as preparações que são fumadas apresentam substâncias muito parecidas.

Por outro lado, algumas vezes as folhas de tabaco são misturadas com drogas ilícitas, trazendo efeitos adicionais.

SÃO MUITAS AS PESSOAS QUE FUMAM?

Sim. Pesquisas no Brasil e no RS mostram que 30% a 50% da população fuma. Esta variação depende de diferentes graus de instrução e diferenças de idade. Um quinto das crianças brasileiras, entre 10 e 12 anos, já experimentaram cigarros.

O QUE COMPÕE A FUMAÇA DO CIGARRO?

Os componentes gasosos da fumaça como o monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2), são os responsáveis pela diminuição de oxigênio para os órgãos dos fumantes. Nicotina e alcatrão compõem a porção particulada da fumaça e depositam-se nos pulmões. A nicotina é responsável pelos efeitos prazeirosos do cigarro, pela dependência, pelo cheiro e cor marrom característicos do tabaco. Além da nicotina presente nas folhas de tabaco, cerca de 4.000 compostos são produzidos pela queima do cigarro, sendo o mais importante o alcatrão, que é cancerígeno.

QUAIS SÃO OS EFEITOS AGRADÁVEIS DO CIGARRO?

Os sintomas psicológicos e físicos do cigarro são bastante importantes e responsáveis pela dependência. Há maior clareza de pensamentos, maior atenção e capacidade de concentração, assim como o aumento da memória. Parecem também diminuir a irritabilidade e agressividade., relaxar a musculatura e diminuir o apetite.

QUAIS AS DOENÇAS QUE SÃO OCASIONADAS PELO FUMO?

Doenças isquêmicas do coração (como angina de peito ou infarto do miocárdio), isquemias ou hemorragias cerebrais, doença pulmonar obstrutiva crônica, e cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago e bexiga são as doenças relacionadas ao uso crônico do fumo e que levam à morte tanto de homens como de mulheres. As crianças que fumam faltam mais à escola do que as que não fumam, e têm mais propensão a doenças pulmonares. Quanto mais cedo o jovem se tornar fumante freqüente, maior a propensão para desenvolver doenças graves como as descritas acima.

O FUMO PRODUZ DEPENDÊNCIA?

Tanto a tolerância aos efeitos adversos agudos do cigarro, como a síndrome de abstinência assinalam a dependência à nicotina e contribuem para manter o hábito de fumar. A síndrome de abstinência ocorre depois das primeiras horas do último cigarro. O aumento de peso e a compulsão ( o desejo irreprimível de fumar) são manifestações tardias da retirada. Um quarto das pessoas relatam desejo de fumar até 5 a 9 anos depois de pararem. Portanto, as manifestações de abstinência são a principal causa para que a pessoa volte a fumar.

O QUE ACONTECE COM AS PESSOAS QUE CONVIVEM COM QUEM FUMA?

Estas pessoas são conhecidas como "fumantes passivos". Dependendo da ventilação do local e da concentração de fumaça de cigarros, em oito horas uma destas pessoas pode aspirar o equivalente a 1 a 4 cigarros fumados. As crianças são as mais atingidas, apresentando maior freqüência de problemas respiratórios agudos.

Também foi demonstrado que filhos de pais que fumam têm risco aumentado de apresentar um câncer quando ficar adulto.

POR QUE OS JOVENS COMEÇAM A FUMAR?

Crianças passam a conhecer o cigarro desde muito precocemente, porque vêem os adultos fumando. Pelas estatísticas brasileiras é comum o experimentar o cigarro desde o 1o grau, o que vai se tornando uso freqüente em um número significativo de estudantes do 2o grau. Hoje em dia, meninas fumam mais que meninos e filhos e filhas de pais fumantes fumam mais do que os de pais não fumantes. Fatores que propiciam o hábito de fumar são a aprovação por parte de adultos e a publicidade sobre cigarros, inclusive sob a forma de patrocínios de eventos esportivos, que mostram a aprovação da sociedade.

QUAIS SÃO AS LEIS SOBRE O USO DE CIGARROS?

É proibido o uso em locais públicos. É proibido fumar nas escolas, cinemas, teatros e em museus , bibliotecas e em locais fechados destinados a esportes;

Deve haver advertência sobre os perigos para a saúde nas carteiras de cigarro e nas publicidades ;

Há regulamentos sobre o uso de cigarro em instituições de saúde, vôos aéreos e transportes públicos;

É proibida a venda a menores de 18 anos;

Estão proibidas propagandas sobre o cigarro dirigidas a crianças.


COMO É O TRATAMENTO PARA DEPENDENTES DO FUMO?

Os melhores resultados são obtidos pelos pacientes muito motivados a parar de fumar e que fazem acompanhamento em centros de tratamento. As pessoas que se mantêm sem fumar por 5 a 10 anos têm os mesmos riscos de apresentar doenças associadas ao tabaco que não fumantes, ou seja, tornam-se iguais aos não fumantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário