sábado, 10 de dezembro de 2011

Você realmente conhece os perigos do fumo?

Doenças provocadas pelo cigarro irão matar seis milhões de pessoas em 2011

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, no último dia 27 de maio, que o tabaco irá matar quase seis milhões de pessoas em 2011, sendo 10% desse número fumantes passivos. A estimativa da organização é de que, em 2030, oito milhões de pessoas morram por ano por doenças relacionadas ao cigarro, caso o número de fumantes não diminua consideravelmente.

Este ano, o Ministério da Saúde também divulgou que o tabagismo está em declínio no Brasil. De 2006 a 2010, a proporção de fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Houve uma redução de mais da metade dos fumantes nos últimos 22 anos, uma vez que 34% dos brasileiros fumavam em 1989.

Apesar dessa redução, os perigos do cigarro ainda são uma ameaça. No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo. O fumo passivo também é um grande problema. O pneumologista da Unifesp, Fernando Sérgio Studard, explica que permanecer em um bar onde há pessoas fumando equivale a fumar quatro cigarros para quem não fuma.

O tabagismo é o principal causador de muitas doenças pulmonares, inclusive o câncer de pulmão, e está associado ainda a outros tipos de tumor e doenças cardiovasculares. E você, será que conhece de fato as ameaças ocultas do fumo para a saúde? Faça o teste e descubra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário