terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Os efeitos nocivos do cigarro

Existem três alimentos que mantêm a vida humana: A comida; o ar que respiramos e as impressões que são os mais importantes. Isto é desconhecido para a ciência e a humanidade. O ar cumpre uma função vital como purificador do sangue que irriga todo nosso organismo. Infelizmente os interesses criados, altamente egoístas e a sociedade de consumo, nos dirigem e nos impõem costumes, vícios, idéias, etc.

Quando o ser humano conhecer a sua própria psicologia e aprender a administrá-la, converter-se-á em um rei de si próprio e do universo e comprenderá o lema inscrito no PÓRTICO DO TEMPLO DE DELFOS: “Homo, gnoscete ipsum”, que em português significa: “Conheça-te a ti mesmo e conhecerás o universo e aos deuses”.

Um dos hábitos que mais prejudicou a humanidade é o horrível vício do cigarro. Há mais de 20 anos que ouvimos falar diariamente sobre os danos que o cigarro causa ao organismo humano: CÂNCER, INFARTOS, ENFISEMA, etc. E embora sempre tentemos desculpar nosso vício, não deixa de inquietar-nos os danos que ele causa. Agora, observamos, com preocupação, que as mulheres também fumam, algumas até mais do que os homens. Em qualquer reunião sempre há alguém que “olha feio” ou faz algum comentário, desaprovando esse gesto mecânico que um fumante faz para acender um cigarro. Para eliminar qualquer vício, deve-se conhecer os danos que causa e as técnicas e métodos que permitam comprendê-lo a nível psicológico, para posteriormente eliminá-lo.

.:Sobre o cigarro.
O cigarro contém mais substâncias químicas do que a farmácia da esquina.

Sem exagerar e para sermos exatos, os cigarros contém 4.027 substâncias químicas, das quais 200 são venenos conhecidos e 60 são cancerígenos. A NICOTINA e o ALCATRÃO são as substâncias mais nocivas. A quantidade de Nicotina que se encontra no cigarro pode matar uma pessoa. Porém, antes de fumar a quantidade necessária para acumular a dose mortal no sangue, a pessoa sofrerá uma longa e penosa enfermidade.

O cigarro causa tanta ou mais dependência que as outras drogas.
A Nicotina é um poderoso estimulante. É ela que proporciona o sabor ao cigarro e obriga a pessoa a querer cada vez uma quantidade maior. Depois de inalar a Nicotina, o fluxo sangüíneo vai acumulando a substância em cada célula do organismo e à medida que o tempo passa, as células se acostumam e pedem mais ao corpo. Por causa dele, o fumante torna-se irritável e nervoso; com o cigarro se “acalma” e a Nicotina se transforma em um “tranquilizante” semelhante à cafeína.

As experiências demonstram que a nicotina está entre as drogas que criam maior dependência, juntamente com a heroína e a cafeína.

O alcatrão contido nos cigarros não é tão nocivo?
Se você fuma uma carteira de cigarro por dia, durante um ano, acumula em seus pulmões, mais da quarta parte da quantidade total que se dispersa em seu organismo. Se quiser ter uma idéia de quanto é essa quantidade, exale uma baforada de fumo usando um lenço. Essa horrível mancha escura é alcatrão e leve em consideração que seus pulmões são ainda mais absorventes do que uma esponja.

O alcatrão destrói milhares de alvéolos que o pulmão tem para extrair o oxigênio do ar. Esta destruição causa uma enfermidade dolorosa e incurable: O enfisema pulmonar ou Asma do fumante. A pessoa com enfisema morre asfixiada. Nos EUA, os médicos que fazem autópsia encontram pulmões completamente pretos, cobertos por esse “breu”. Este é o final para os pulmões de um fumante.

Um cigarro contém 20 miligramas de alcatrão e uma pessoa que fuma duas carteiras diárias leva aos seus pulmões 400 miligramas de alcatrão, que em um ano corresponde a 146.000mg.

Os pulmões estão constituídos por mais de 300.000 alvéolos pulmonares e o alcatrão acaba destruindo-os.

No início o fumante sentirá uma espécie de falta de ar, geralmente não lhe dará atenção e continuará fumando. Normalmente percebem quase que tarde demais, pois já desenvolveram o enfisema pulmonar ou asma do fumante, que normalmente é tratada com bronco-dilatadores que estimulam e forçam os alvéolos que não foram destruídos ou com corticóides, que aumentam as chances de um infarte cardíaco.

O cigarro contém monóxido de carbono.
Esta substância é o mesmo gás que sai pelo escapamento de um carro. O sangue assimila mais fácilmente o monóxido de carbono do que o oxigênio. De maneira que, ao fumar, inala-se um gás venenoso que impede o corpo de receber o oxigênio necesario. É óbvio, o organismo sofre as conseqüências…

O monóxido de carbono presente no cigarro, mistura-se com a hemoglobina do sangue, produzindo uma substância chamada Carboxihemoglobina, a qual impede o transporte do oxigênio para o sangue. Tudo isto causa o desenvolvimento arterioesclerótico, já que as artérias se enchem de placas de gordura e que se tornam duras.

O cigarro contém cianeto de hidrogênio (HCN)
Soa assustadoramente, mas é a verdade. Esta substância paralisa as vilosidades que envolvem os pulmões e que servem para protegê-lo de substâncias estranhas. Por este motivo os venenos entram rapidamente no pulmão. É por esse motivo que o organismo do fumante defende-se obrigando-o a tossir.

O cigarro é causa freqüente de doenças cardíacas.
Desde o primeiro cigarro já começam os problemas. Uma simples baforada acelera o ritmo cardíaco de 5 a 20 batidas por minuto. Em outras palavras, significa que o coração bombeia mais sangue, mas a nicotina faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, de tal modo que o sangue não possa fluir fácilmente.

O infarte e o entupimento das artérias não demoram a aparecer, o risco de sofrer um infarte é 3 vezes maior nos fumantes do que nos não-fumantes. Isto não é nada difícil de acontecer se levarmos em conta que a nicotina e o monóxido de carbono obrigam o coração a trabalhar forçadamente.

Se além de fumar, uma mulher utiliza anticoncepcionais , que também aumentam a produção de adrenalina, o perigo de infarte do miocárdio é maior, sendo que 80% de infartes em pessoas com menos de 50 anos é atribuído ao cigarro. A porcentagem é maior que a de doenças como colesterol e hipertensão.

Se o fumante sofre de hipercolereima e hipertensão, tem 3 vezes mais posibilidades de sofrer infarte do miocárdio do que o não-fumante.

Fumar de 1 a 4 cigarros diários, duplica o risco de ataque do coração e mais de 25 cigarros por dia aumenta o risco até em 50%. Na Colômbia, 25% das doenças cardiovasculares é atribuída ao cigarro.

Fumar é prejudicial para os que nos rodeiam.
Esta é a controvérsia do momento. O fumante é o responsável dos perigos que correm as pessoas que se encontram ao seu redor . Está comprovado que o fumo inalado por terceiros, lhes causa os mesmos efeitos nocivos como se estívesse fumando.

Uma mulher grávida não deve fumar.
O bebê que espera, precisa de todo oxigênio que você possa dar-lhe para desenvolver-se adequadamente. Já foi comprovado que uma causa frequente dos abortos e partos prematuros, é o fumar durante a gestação, além disso, também foi demonstrado que os filhos de mães fumantes têm dificultades de aprendizagem e para falar.

Quando a mulher grávida fuma, impede o fluxo normal de oxigênio para o feto, isto pode atrofiar o desenvolvimento do sistema respiratório e portanto causar asma, assim como é responsável por bebês com pesos inferiores ao normal e problemas cardiovasculares.

Conhecemos o caso de uma mulher cujo filho sofria de asfixia. A mulherconfessou que fumava duas carteiras de cigarros diariamente durante a gestação. Realmente, a ignorância e a sociedade de consumo estão adoecendo e degenerando a raça humana.

As mulheres que fumam, fazem com que seus bebês nasçam com pesos inferiores que o normal por um atraso no crescimento intra-uterino. A nicotina e o monóxido de carbono no organismo surtem um efeito tóxico direto sobre as células no processo de desenvolvimento. Quando a mãe fuma, o fumo do cigarro, libera substâncias químicas e estas podem penetrar na circulação fetal e causar ruptura dos vasos sangüíneos, o que pode lesionar o sistema vascular do feto.

Existem partículas radioativas no cigarro.
Algumas recentes investigações demonstraram que o cigarro contém partículas RADIOTIVAS que se acumulam no pulmão, nos nódulos linfáticos e em todo o corpo; além disso a pessoa que fuma, corre mais riscos de contrair câncer, em uma proporção de 15 a 20 vezes mais, do que aquelas que nunca fumaram.

Os cigarros suaves causam menos danos ao organismo?
É um engano acreditar que os danos diminuem se fumar cigarros com um menor nível de alcatrão. Estes também contêm Monóxido de Carbono e outros venenos. Por outro lado, quando se faz uso desses cigarros com um sabor mais suave, fuma-se muito mais.


Danos e sintomas que acusam os prejuízos causados ao corpo.
Os males gerados como conseqüência pelo ato de fumar são os seguintes:

  • Cansaço por falta de oxigênio nas células.
  • Dor e peso na cabeça.
  • Rouquidão e irritação na garganta.
  • Tosse do fumante.
  • Agulhadas no peito.
  • Diminui a capacidade pulmonar, diminuindo os mecanismos de defesa do sistema respiratório, o que deixa o fumante mais propenso a infecções, gripes, etc.
  • O cigarro nos jovens retarda o nível de crescimento.
  • Na mulher, se além do mais ela faz uso de anticoncepcionais, aumentam os riscos de trombose, os tecidos se envelhecem e formam-se rugas por causa da pela ressecada.
  • A fisonomia do fumante fica pálida e enrrugada, as gengivas se enfraquecem, os dentes se mancham e os hormônios se alteram. As fumantes chegam antes que as outras mulheres à menopausa.
  • A Nicotina causa câncer da garganta, uma úlcera viva que praticamente não permite ao fumante, nem comer, nem beber, nem dormir.

Alguns governantes são mais conscientes do problema.
Existem países com maior grau de consciência e proteção da saúde de seu povo, como a POLÔNIA, que exige que na propaganda publicitária do cigarro conste uma advertência sobre seu caráter nocivo, que abranja 25% de todo o maço de cigarros. Nos países desenvolvidos é proibido os fabricantes de cigarros patrocinar competições esportivas, musicais ou que chamem a atenção da juventude. Na Colômbia morrem diariamente 104 pessoas por causa do cigarro. De 60 fumantes que fumam 25 cigarros diários, 40 não chegam aos 60 anos. O ideal seria que em todos os países do mundo, se criassem leis para proteger a juventude e a sociedade das conseqüências destes venenos.


Já não é mais elegante ver uma pessoa fumando.
Como todos sabem que o cigarro prejudica a saúde, as pessoas (inclusive os fumantes) se admiram com alguém que fuma um, dois ou até três cigarros de uma vez. Além disso a pele se estraga, os cabelos perdem o brilho natural, os dedos ficam manchados, assim como os dentes, e a roupa fica impregnada com o desagradável odor de “fumaça”. Não existe nada mais terrível do que o “cheiro de cigarro”.


Fumar indica falta de confiança em si próprio.
Na vida moderna, uma das características que mais se procura na pessoa é o domínio de si própria e essa segurança com que age e pensa. Geralmente, o fumante recorre ao seu vício para esconder seu nervosismo ou para disfarçar suas angústias. A Nicotina é uma droga que vicia e com o tempo, a dependência é mais forte.

Temos que comprender a necessidade de eliminar este vício. Ao comprender e eliminar o vício do cigarro, o corpo necesita de um certo tempo para recuperar e desintoxicar-se. Em alguns meses os pulmões recuperarão sua vitalidade e o coração começará a bater normalmente. O sistema nervoso também irá se estabilizando.o pranayma , magnífico exercício ensinado em nossos centros de conferências, serve para que os pulmões e as fossas nasais retornem à sua normalidade.

A educação e o bom exemplo em casa e nos colégios dados pelos pais e professores contribui para que os jovens não se iniciem neste vício. É difícil que alguém que não haja fumado antes dos 19 anos se inicie neste vício, já que a dependência da nicotina é maior entre os menores de idade e é por isto que é tão importante que os pais dêem um bom exemplo aos seus filhos não fumando na presença deles (o ideal seria que não fumassem nunca…). Os professores deveriam evitar fumar diante de seus alunos e dentro dos recintos estudantis, seja nos colégios ou nas universidades. Deveria orientar-se os alunos a respeito dos danos que o cigarro causa.

3 comentários:

  1. Ganhe Dinheiro Com WAZZUB Como Pagina Inicial Do Seu Navegador

    Seja pago para ligar o computador!


    Funciona assim:
    OBS: É TOTALMENTE GRÁTIS
    1º - Até 31/03/2012 nós poderemos indicar pessoas a participarem.
    2º - A partir de 31/03/2012 não serão aceitos novos sócios.
    3º - A partir de 31/03/2012 você passa a ser sócio da WAZZUB e a empresa começa a ter lucro com anúncios etc (como o Google, Yahoo etc). Do lucro a WAZZUB vai separar 50% e dividirá conosco, os sócios. Para você ter uma ideia, o Google tem mensalmente de lucro $ 01 bilhão de dólares. Já imaginou quanto vamos ganhar quando a WAZZUB chegar nesse ponto?
    Por isso é extremamente importante você divulgar o link que você receber, para que mais sócios possam entrar no sistema.
    Espero ter tirado suas dúvidas. Caso precise de mais esclarecimentos, entre em contato comigo.
    Um grande abraço.


    O quê? ...


    Sim, é verdade! ...


    Acabei de fazer meu cadastro no WAZZUB e você deve fazê-lo também.


    WAZZUB é um conceito brilhante, totalmente inédito.


    Não é MMM (marketing multinível) - WAZZUB é muito especial!


    Nenhuma outra empresa jamais ofereceu 50% de todos os seus lucros para aquelas pessoas que se juntam como F * R * E * E.


    WAZZUB é um projeto de BILHÕES de dólares. Nasceu em 2007 já investiu mais de dois milhões de dólares.


    WAZZUB é a primeira comunidade verdadeiramente global que nos paga, "os usuários", apenas para escolhê-lo como nossa homepage (página inicial).


    É o mais novo fenômeno da Internet, mas está aqui para ficar e você é um dos primeiros no mundo a ter conhecimento sobre ele. Então, é muito importante entender o que você tem em suas mãos.


    O tempo é tudo.


    Você pode definir-se para a vida financeiramente como F * R * E * E e ganhar renda passiva maciça Residual a cada mês.


    Você pode ganhar cerca de US $ 1,00 por pessoa indicada na horizontal e de forma ilimitada, em profundidade, em 5 gerações de indicados.


    Se isso não parecer muito, veja o que acontece...


    Se você simplesmente convidar 5 amigos para se juntarem para f * r * e * e eles fizerem o mesmo nas cinco gerações:


    1. Geração 5 x US$ 1,00 = US$ 5,00
    2. Geração de 25 x US$ 1,00 = US$ 25,00
    3. Geração de 125 x US$ 1,00 = US$ 125,00
    4. Geração de 625 x US$ 1,00 = US$ 625,00
    5. Geração de 3.125 x US$ 1,00 = US$ 3,125.00


    Sua renda passiva seria de US$ 3,905.00 por mês para não fazer nada diferente do que você está fazendo atualmente todos os dias.


    E se todo mundo convidar apenas 10 pessoas? Esse montante EXPLODIRIA para US$ 111,110.00 por mês na renda residual passiva por toda a VIDA!


    Quanto mais pessoas você convidar, mais dinheiro você fará. Tente 20 ou 30 e veja o que acontece... vai ser difícil calcular mentalmente!


    O céu é realmente o limite aqui no WAZZUB.


    É um fato que a maioria das pessoas vai se juntar porque é UNICO, é poderoso e é F * R * E * E.

    Minha recomendação:


    Passo 1 - clique no link abaixo e cadastre-se: É TOTALMENTE GRÁTIS!
    http://signup.wazzub.info/?lrRef=b96ccae6


    Passo 2 - convide seus amigos e parceiros para vocês se tornarem uma parte desta história de sucesso.


    Em primeiro de janeiro de 2012 FOI INICIADO o pré-lançamento oficial do WAZZUB.Aproveite agora para ser um dos primeiros e comece a construir o seu grupo.

    Você só tem até 31 de marco de 2012 para construir seu império. Apenas as pessoas que se inscreverem antes de 01 de abril de 2012 poderão se qualificar para a renda passiva residual.

    Juntos, vamos descobrir o poder da UNIÃO! E O MELHOR: GRÁTIS!!!



    CORRA LOGO, SE INSCREVA NO SITE, SÓ DOIDO FICA FORA!!

    ResponderExcluir
  2. Olá colega de trabalhado online, eu me chamo Rodrigo Amaral e como você trabalho na internet e tenho uma renda extra também e hoje quero te apresentar um sistema que me permitiu em um mês de trabalho receber um valor de R$ 282, 46, apenas divulgando a empresa acesse o endereço abaixo e comprove a prova de pagamento que disponibilizei, vale apena conferir.
    http://suficard.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Gostaria de ganhar $$$$ trabalhando 1 hora por dia com o seu BLOG?
    Não precisa vender nada e nem indicar pessoas

    Acesse: http://ganhosweb.com

    ResponderExcluir